terça-feira, 4 de março de 2008

Dádivas de Sangue






O sangue é um elemento essencial à continuidade da vida e não existe, até ao momento, nenhum substituto, isto é, ainda não pode ser obtido artificialmente, o que torna a doação voluntária fundamental para aqueles que necessitam urgentemente de uma transfusão. A doação de sangue é uma acção de solidariedade e cidadania e é muito importante para preservar a vida humana e para a sociedade como um todo. Para além disso, a doação de sangue é um processo simples, rápido e sem dor.






Algumas questões mais frequentes relacionadas com as dádivas de sangue:






- Doar sangue engorda ou emagrece?Ao doar sangue não se engorda nem emagrece.
- Doar sangue torna este mais liquido ou mais grosso?
Não,é apenas um mito.
- Doar sangue vicia?Não. A doação de sangue não está relacionada a nenhuma dependência.
- É preciso algum documento de identidade?Sim. O candidato deve apresentar documento original com foto, expedido pelo órgão oficial. Exemplo: bilhete de identidade.
- Fiz uma tatuagem há um ano. Posso doar?Sim. Quem fez tatuagem há mais de um ano pode doar sangue.
- Há substituto para o sangue?Não. Ainda não há nenhum substituto do sangue.
- O que se consegue em troca da doação de sangue?A satisfação de beneficiar pessoas que não têm outra opção e dependem do gesto de pessoas como você para se sentir melhor.
- Tomei vacina para Hepatite B. Posso doar sangue?A vacinação para Hepatite B impede a doação por 48 horas.
- A mulher pode doar sangue durante o período menstrual?Sim.
- O que acontece se uma pessoa que não sabe se está anémica quiser doar sangue?O candidato à doação é atendido por um profissional do Serviço de Hemoterapia, que realiza um teste rápido para verificar se o doador está ou não anémico.
- O que são situações de risco acrescido para se transmitir doenças através da doação de sangue?Ter múltiplos parceiros sexuais ocasionais ou eventuais sem uso de preservativo, usar drogas ilícitas, ter sido vítima de violação, ser parceiro sexual de pessoa que tenha alguma DST.
- O uso de medicamento pode impedir alguém de doar?O uso de medicamento deve ser analisado caso a caso. Portanto, antes de doar consulte o Serviço de Hemoterapia.
- Quanto tempo dura a doação?O procedimento todo (cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, colecta do sangue e lanche) leva cerca de 40 minutos.
- Quanto tempo leva para o organismo repor o sangue doador?O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação.
- Quem está em regime para emagrecer ou dieta pode doar sangue?Sim. Dietas para emagrecimento não impedem a doação de sangue, desde que a perda não tenha comprometido a saúde.
- Quem estiver a fazer tratamento homeopático pode doar sangue?Sim.
- Quem estiver a fazer tratamento com algum antibiótico pode doar sangue?Depende do porquê a pessoa está a tomar antibióticos. Em linhas gerais, para infecções simples e sem complicações, o doador deve aguardar 15 dias após a última dose do antibiótico para doar sangue. Infecções mais graves como pneumonia, meningite, entre outras, podem necessitar de um tempo maior para liberação do candidato à doação.
- Quem estiver a fazer tratamento com algum anti-inflamatório pode doar sangue?Dependendo do motivo, a doação pode ser realizada normalmente. Não se esqueça de informar o nome do anti-inflamatório que está a tomar.
- Quem faz tratamento para acne pode doar sangue?Dependendo do motivo, a doação pode ser realizada normalmente. Não se esqueça de informar o nome do anti-inflamatório que está a tomar.
- Quem tomou analgésico pode doar sangue?Pode, mas é importante que no dia da doação o doador esteja sem dores.
- Grávidas podem doar sangue?Não. Mas se o parto for normal, a mulher pode doar depois de 3 meses. Em caso de cesariana, 6 meses. Se estiver a amamentar, aguardar 12 meses após o parto.
- É necessário estar em jejum para doar sangue?O doador tem que estar alimentado e descansado, evitando uma alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação.
- Quem está gripado pode doar sangue?Recomenda-se aguardar 7 dias após a cura para poder doar.


- Quem tem diabete pode doar sangue?Se a pessoa que tiver diabetes estiver a controlar apenas com alimentação ou hipoglicemiantes orais e não apresente alterações vasculares, poderá doar. Caso ela tenha utilizado insulina uma única vez, não poderá doar.

1 comentário:

Unknown disse...

Boa noite,gostei muito so site de vcs.Estava procurando respostas e expliação sobre tipagem sanguinea pois estou com duvidas.Estou morando em Itaituba (interior do Pará),pq meu marido é militar e fiz uma tipagem sanguinea para a minha identidade militar nela constou que eu era A+,meus pais são: Pai O+ Mãe A+.Como foi perdida a minha documentação fiz novamente o exame e agora o laboratorio me entrou como A-.Gostaria de saber se com pais + ou posso ser -?E meu marido é A- fiquei preocupada casa eu engravida-se.Aqui nessa cidade é muito precaria a area da saudade.Aguardo retorno.Obrigada Ana.