terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

O que é o Sangue?


O sangue é um tecido conjuntivo líquido que circula pelo sistema vascular sanguíneo dos animais vertebrados e que tem como função a manutenção da vida do organismo.

O sangue é constituído por diversos tipos de células, esses elementos constituem a parte "sólida" do sangue e cerca de 45% de volume total. Já os 55% restantes são formados de uma parte líquida chamada plasma (ou soro) e de aproximadamente 45% de outros componentes que agrupados constituem os elementos figurados do sangue. São divididos em Leucócitos ou Glóbulos Brancos (células de defesa), Glóbulos vermelhos, eritrócitos ou hemácias (transporte de Oxigénio) e Plaquetas (factores de coagulação sanguínea).

O sangue é produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e externo. Nas crianças, também os ossos longos como o fémur produzem sangue.


1 comentário:

fernanda disse...

Como se doar sangue não vicia, se quando voçê doa sangue seu esta doando hemoglobina,se vc esta doanda emoglobina sua medula ossea não vai produzir mais hemoglonina e com isso o sangue naum vai ficando mais viscozo